Olá cocnurseiros, aqui estão algumas questões de Sociologia ue foram vistas em minhas aulas, para o concurso do Barro Branco!
67. Pode-se afirmar que os programas de seguridade social, quando implementados por governos democráticos, agem no sentido de garantir o estado de bem-estar na sociedade. No Brasil, alguns desses direitos sociais foram garantidos por políticas governamentais nos anos de 1966, 1971 e 1974, assegurando direitos aos trabalhadores. Assinale a alternativa que nomeia cada um desses programas segundo as datas, respectivamente,
(A) Funrural, Bolsa família e BNH.
(B) FGTS, Funrural e Bolsa família.
(C) CLT, Funrural e BNH.
(D) Bolsa família, CLT e FGTS.
(E) FGTS, Funrural e BNH.
68. Os direitos humanos no Brasil têm englobado as lutas sociais, étnicas e de gênero. Assim, pode-se afirmar que foram criadas leis específicas direcionadas a
(A) adolescentes e população pobre.
(B) adolescentes, negros e mulheres.
(C) movimentos sociais.
(D) negros e imigrantes.
(E) adolescentes e movimentos sociais.
69. “A maioria das sociedades apresenta uma divisão do trabalho baseada em padrões masculinos e femininos. Essa divisão se constitui em torno de uma tendência praticamente universal de separação da vida social entre esfera pública, associada ao homem (à política e ao mercado de trabalho), e esfera privada, doméstica, vinculada à reprodução e ao cuidado das crianças. Atribuir a todas as culturas os mesmos critérios para a separação entre as esferas pública e privada é, no mínimo, precipitado. Contudo, a divisão sexual do trabalho elabora-se sobre as diferenças biológicas, sendo que cada sociedade a organizaria e modificaria, ressaltando ou suprimindo características que possuem fundamentação biológica de acordo com valores, costumes e interpretações específicas.”
(Cláudia Viana e Sandra Ridente – Relações de Gênero e escola: das diferenças ao preconceito In Julio G, Aquino (org.) Diferenças Preconceitos: alternativas teóricas e práticas. São Paulo; Summus. 1998:97)
De acordo com o texto, as autoras se referem
(A) à divisão do trabalho na esfera pública.
(B) à esfera da vida doméstica.
(C) a relações de gênero.
(D) a diferenças étnicas.
(E) ao homem na vida doméstica.
70. “O presidencialismo brasileiro encontrava-se desajustado justamente pela dificuldade que o País tinha de viabilizar a reforma propriamente política. A transição democrática dos anos 80 caminhara com a dupla orientação de valorizar o Congresso e cercear o Executivo “imperial”, mas não reformara a política. Com isso, não havia atualizado os institutos representativos, não reequilibrara os poderes republicanos, não interferira na estrutura da federação. Em decorrência, o sistema presidencial assistiu à exacerbação de alguns de seus traços constitutivos: a tensão entre Executivo e Legislativo, o enfraquecimento dos órgãos centrais de planejamento e coordenação, o loteamento da máquina administrativa, a diluição do poder presidencial de comandar e controlar a Administração
Pública, a desorganização do processo orçamentário.” (Marco A. Nogueira – As Possibilidades da Política: ideias para a reforma democrática do Estado. São Paulo; Paz e Terra. 1998:163) De acordo com o texto, é correto afirmar que
(A) o sistema presidencial passou a controlar a máquina pública.
(B) os poderes Executivo e Legislativo se harmonizaram.
(C) a estrutura da federação se diluiu.
(D) os órgãos centrais de planejamento e coordenação se fortaleceram.
(E) o poder presidencial não controla a Administração Pública.
71. “Um processo de transformação capitalista assim estruturado não pode deixar de produzir forte impacto sobre a ordenação social como um todo. No Brasil, esse impacto foi em primeiro lugar de natureza “sociológica”. Afinal, da modernização conservadora resultou uma sociedade desigual, composta pela interpenetração e pela interpolação de tempos históricos diversos, fundada na não-inclusão e obrigada a despender energias humanas incalculáveis para garantir o prosseguimento da acumulação (digamos, a pagar um elevado custo social para realizar seus programas de crescimento).”
(Marco A. Nogueira – As Possibilidades da Política: ideias para a reforma democrática do Estado. São Paulo; Paz e Terra. 1998:271)
De acordo com o texto, pode-se afirmar que
(A) a grande transformação no Brasil foi a inclusão social.
(B) a acumulação se dá por meio de baixo custo social.
(C) a modernização conservadora propiciou uma sociedade desigual.
(D) os programas de crescimento são feitos com baixos custos.
(E) a não-inclusão foi causada por tempos históricos diversos.
73. Analise o texto. “O valor das pessoas varia de acordo com o seu lugar. Esta segregação possui ainda outro estilo: os alojamentos e os barracões. No eito, não se misturam os trabalhadores. Mineiros, baianos e os do “lugar” trabalham em talhões diferentes. Do mesmo modo, há uma separação no tocante aos locais de moradia. Os migrantes são destinados aos alojamentos das usinas situados no espaço dos canaviais.”
(Maria Ap. de Morais Silva – Errantes do fim do século. São Paulo; EDUNESP. 1999. p.242.)
Sobre o assunto do texto, assinale a alternativa correta.
(A) Os migrantes são integrados aos trabalhadores do lugar.
(B) O trabalho no canavial e nas moradias não distingue os trabalhadores.
(C) A segregação étnico-racial é diferenciada no campo.
(D) Os alojamentos e barracões são lugares urbanos.
(E) O lugar determina o valor das pessoas.
75. O Brasil surgiu como Estado uni-étnico, por mérito das classes dirigentes, que através da unificação política reprimiu sempre a diversidade étnica – ordenou e reprimiu a força de trabalho para interesses mercantis. A ideia de povo-nação tem base na proclamada unidade nacional e na uniformidade
étnico-cultural, que se apóia no fato de se falar a mesma língua, uma grande tradição católica e cultuar os mesmos símbolos nacionais (futebol, cerveja, mulata, carnaval, etc.).
Isso camufla e reforça a distância social entre ricos e pobres, reforçando a estratificação social e passando a ideia de uma (falsa) democracia racial. As classes subalternas sempre tiveram um grande potencial de rebelião a partir da desigualdade, injustiça e opressão, procurando sempre um projeto alternativo de organização social (confederação de índios, quilombos, ligas camponesas, cidades santas, terras comuns, etc.).
De acordo com o texto, pode-se afirmar que
(A) a unidade nacional proclama uma uniformidade étnicocultural.
(B) a categoria trabalho não está associada à formação cultural.
(C) a construção da unidade nacional incorpora a diversidade étnica.
(D) o processo de exclusão racial não está caracterizado no mercado de trabalho.
(E) a população negra não elabora culturalmente a categoria trabalho.
76. O desenvolvimento do governo JK direcionou as políticas governamentais a setores da economia nacional: como transportes, educação, indústria de base, alimentação, etc. Muitos projetos, estudos e políticas públicas foram elaborados por instituições que deram subsídios para a execução do Plano de Metas, a saber:
(A) Instituto Superior de Estudos Brasileiros, SUDENE e CEPAL.
(B) ISEB, SUDENE e ONU.
(C) SUDENE, CEPAL e ALCA.
(D) Instituto Superior de Estudos Brasileiros, CEPAL e ALCA.
(E) ISEB, OEA e SUDENE.
77. A Lei Federal n.º 8.069 de 13.07.1990 traz a criação do Conselho Tutelar como instância de ação direta junto à população. Assinale a alternativa que se refere a essa lei.
(A) Estatuto do Trabalhador Rural.
(B) Estatuto da Criança e do Adolescente.
(C) Fundo de Proteção ao Menor.
(D) Estatuto do Idoso.
(E) Declaração de Direitos Humanos.
78. Mecanismos de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher foram criados pela Lei n.º 11.340, de 07 de Agosto de 2006. Essa lei ficou conhecida com o nome de
(A) Lei da Mulher.
(B) Lei Margarida Maria.
(C) Lei Amélia da Penha.
(D) Lei Maria da Penha.
(E) Lei Áurea.
79. Para os grupos indígenas, a construção de seu espaço de vida implica uma percepção do território enquanto “domínio histórico”, isto é, engloba os antigos sítios material e simbólico; áreas onde se encontram os recursos naturais fundamentais à sua reprodução econômica e cultural; suas trilhas e caminhos; cemitérios e as outras aldeias em que viveram seus antepassados. É um espaço construído segundo as relações sociais materiais e simbólicas com a natureza, com os outros grupos indígenas e também com a sociedade nacional. Isto não é apenas
conteúdo de uma concepção indígena sobre a terra, mas se encontra formulada no art. 231 parágrafo 1.º da Constituição Federal de 1988. Neste parágrafo, consideram-se terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, aquelas utilizadas para suas atividades produtivas, às imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários à sua reprodução física e cultural, segundo usos, costumes e tradições.
De acordo com o texto, pode-se dizer que
(A) a Constituição Federal de 1988 considera terras indígenas aquelas passíveis de desapropriação.
(B) a concepção indígena sobre sua terra separa natureza e sociedade.
(C) a concepção indígena sobre sua terra engloba costumes e tradição.
(D) a preservação dos recursos ambientais em áreas indígenas não está prevista em lei.
(E) trilhas, caminhos e cemitérios não são referências para a população indígena.
GOSTARIA DE SABER SE HÁ GABARITO P ESSAS QUESTOES E TB SE HÁ MAIS DESSAS PERGUNTAS PARA ESTUDAR
ResponderExcluirNÃO TEM GABARITO??
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