quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Mais testes de Sociologia aplicados pelo Prof. Marco Antônio!

Professor
48. “A solidariedade produzida pela divisão do trabalho é totalmente diferente. Enquanto que a precedente implica em que os indivíduos se pareçam, esta supõe que eles diferem uns dos outros. A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual seja absorvida pela personalidade coletiva; a segunda só é possível se cada um tiver uma esfera própria de ação e, consequentemente, uma personalidade.” (Rodrigues; 2005:83)
Segundo o texto, o autor está se referindo a
(A) solidariedade simbólica e solidariedade real.
(B) patologia social e anomia.
(C) solidariedade orgânica e caráter patológico.
(D) solidariedade primária e solidariedade mecânica.
x(E) solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

49. Na acepção durkheimiana, as crenças, as práticas grupais e tendências tomadas coletivamente e que exercem sobre os indivíduos uma coerção exterior, caracteriza o que o autor chama de
X(A) fato social.
(B) anomia social.
(C) interação social.
(D) patologia social.
(E) representação social.

50. De acordo com o pensamento de Émile Durkheim é possível identificar dois conceitos trabalhados pelo autor, que se referem às perturbações e conflitos dentro da ordem social estabelecida que atinge a sociedade e o indivíduo. Esses conceitos são:
(A) anomia e fato social.
(B) suicídio e interação social.
X(C) anomia e suicídio.
(D) patologia social e regras sociais.
(E) anomia e coerção.

51. Karl Marx, ao tratar das classes sociais e conflitos de classe, identifica três grandes classes na sociedade moderna baseada no Modo de Produção Capitalista. A partir da afirmação, assinale a alternativa que contém essas três classes:
(A) Trabalhadores assalariados, capitalistas e artesãos.
(B) Proprietários de terras, capitalistas e aristocracia rural.
(C) Capitalistas, comerciantes e trabalhadores assalariados.
(D) Proletariado, senhores feudais e capitalistas.
X(E) Capitalistas, trabalhadores assalariados e proprietários de terras.

52. Na obra de Karl Marx, O Capital, livro I, primeira seção, capítulo I, é destinado ao estudo da mercadoria. O autor define a mercadoria como um “objeto de necessidades humanas”, um “meio de subsistência no sentido mais lato do termo” e se apresenta sob duplo aspecto, a saber:
(A) valor de uso e meios de subsistência.
(B) valor de troca e força de trabalho.
(C) força de trabalho e tempo de trabalho necessário.
X(D) valor de uso e valor de troca.
(E) valor de troca e moeda.

53. “Muito mais importante é a ação direta – possível de ser demonstrada – exercida pelo desenvolvimento da mão sobre o resto do organismo. Como já dissemos, nossos antepassados simescos eram animais que viviam em manadas;evidentemente, não é possível buscar a origem do homem, o mais social dos animais, em antepassados imediatos que não vivessem congregados. Em face de cada novo progresso, o domínio sobre a natureza, que tivera início com o desenvolvimento da mão, com o trabalho, ia ampliando os horizontes do homem, levando-o a descobrir constantemente nos objetos novas propriedades até então desconhecidas.”
(Karl Marx e Friedrich Engels – Textos 1; 1975:65)
De acordo com a citação, o texto de Karl Marx e Friedrich Engels ao qual ela se refere é:
(A) a Ideologia alemã.
X(B) sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem.
(C) dialética da natureza.
(D) socialismo utópico e socialismo científico.
(E) teses sobre Feuerbach.

54. No que se refere à pesquisa em Ciências Sociais, Max Weber parte da ideia de que não é possível um conceito “… reproduzir integralmente a diversidade intrínseca de um fenômeno particular.”
Afirma também que o conhecimento é hipotético. O “especialista em Ciências Humanas constrói então um conjunto de conceitos para fins de pesquisa”. Essa construção dentro do pensamento de Weber recebe o nome de
X(A) idealtipo.
(B) carisma.
(C) liderança.
(D) tipos lógicos.
(E) ação social.

55. Na sociologia política weberiana, os tipos de legitimidade são descritos como diferentes maneiras de relacionar obedecer/ mandar. Esses três domínios legítimos são, respectivamente,
(A) o autoritário, o legal e o racional.
(B) o legal, o tradicional e o racial.
(C) o tradicional, o coercitivo e o religioso.
(D) o carismático, o religioso e o autoritário.
X(E) o legal, o tradicional e o carismático.

56. “À medida que se foi estendendo a influência da concepção de vida puritana – e isto, naturalmente, é muito mais importante do que o simples fomento da acumulação de capital – ela favoreceu o desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa. Era a sua mais importante, e, antes de mais nada, a sua única orientação consistente, nisto tendo sido o berço do moderno “homem econômico”. (Marx Weber, A Ética protestante e o espírito do capitalismo. 1967:125) De acordo com o texto, Max Weber está apontando para o “desenvolvimento de uma vida econômica racional e burguesa” e o desenvolvimento do capitalismo a partir da influência da
(A) economia e sociedade.
X(B) ética protestante.
(C) liderança carismática.
(D) ética liberal.
(E) teoria da ação social.

57. “A nova revolução técnico-científica que reabasteceu o acervo de possibilidades tecnológicas tinha um caráter consciente e proposital amplamente ausente na antiga. Em vez de inovação espontânea, indiretamente suscitada pelos processos sociais de produção, vieram o progresso planejado da tecnologia e projeto de produção. Isto foi realizado por meio da transformação da ciência mesma em mercadoria comprada e vendida como outros implementos e trabalhos de produção.” (Braverman: 1987:146)
A partir do texto, pode-se afirmar que
X(A) a ciência foi transformada em mercadoria.
(B) a nova revolução técnico-científica foi baseada na inovação espontânea.
(C) o planejamento da tecnologia aboliu a ciência.
(D) a ciência mercadoria não pode ser comprada e vendida.
(E) a nova revolução tecnológica não tem caráter proposital.

61. Pierre Bourdieu em sua obra O Poder Simbólico trata os sistemas simbólicos como aqueles que têm a função política de impor e legitimar a dominação – bem como essa dominação e relações de força se impõem por meio do que o autor chama de violência
X(A) simbólica.
(B) de classe.
(C) cultural.
(D) social.
(E) concreta.

62. “O ambiente em que ocorrem as mortes por homicídio entre jovens, embora diga respeito a um conjunto grande de motivos, está relacionado sobretudo ao grau de vulnerabilidade juvenil. Nesse sentido, a desigualdade de renda e oportunidades contribui decisivamente para a produção e reprodução da violência juvenil.” (Pochamann; 2004:237) Segundo o texto, pode-se dizer que a morte entre jovens, por homicídio, está relacionada à
(A) desigualdade de renda e oportunidades iguais a todos estratos populacionais.
(B) equidade da renda entre os estratos sociais.
(C) desigualdade entre faixas etárias.
(D) vulnerabilidade escolar.
X(E) vulnerabilidade juvenil.

63. “Temos que questionar se a escola é parte do aluno ou se ele se situa fora dela. E estender a indagação a seus profissionais: se o aluno participa de suas decisões e se a organização escolar é feita para facilitar sua vida e seu crescimento; se suas normas e regras são pautadas no respeito mútuo e na coresponsabilidade; se seus espaços físicos e seus equipamentos existem para despertar seu interesse por conhecer e conviver, a ponto de se dispor a zelar por eles com empenho, como um patrimônio seu.” (Marra; 2004:20)
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
(A) A autora questiona os profissionais e as regras da escola.
(B) Para a autora, o aluno se situa fora da realidade da escola.
X(C) A autora questiona se o espaço da escola é entendido pelo aluno como seu patrimônio.
(D) Para a autora, o respeito mútuo não colabora com a organização escolar.
(E) A autora afirma que o aluno não deve participar das decisões escolares.

64. “O poder público deve reconhecer que para se entender a violência escolar, o caminho mais fidedigno é a convivência no seu dia-a-dia, para conhecer sua dinâmica de funcionamento e o estabelecimento de diálogo com seus atores. Ou, pelo menos ouvir a comunidade escolar, observando que qualquer ajuda que se pretenda oferecer à escola deve com ela ser discutida e incluída no seu plano político-pedagógico.” (Marra; 2004:222) De acordo com o texto, para o entendimento da violência escolar deve-se levar em conta
X(A) o diálogo com seus atores.
(B) o afastamento com o poder público.
(C) a não interferência da comunidade.
(D) o planejamento político pedagógico feito pelo poder público.
(E) que a convivência do dia-a-dia seja vigiada.

65. “Somente a partir dos anos 80 surgem campanhas internacionais de sensibilização a respeito da violência familiar, em especial a violência sexual incestuosa, atingindo as escolas, hospitais e tribunais que passaram a ter informações sobre o segredo do incesto. Até então, este tema era mantido no espaço intrafamiliar, fazendo surgir um segredo mantido por muito tempo.” (Pizá &Barbosa; 2004:57)
De acordo com o texto, pode-se afirmar que
(A) a partir dos anos 80 houve aumento da violência sexual incestuosa.
(B) o espaço intrafamiliar protege a criança da violência sexual incestuosa.
(C) a violência familiar incestuosa atinge a escola, hospitais e tribunais.
X(D) a violência sexual incestuosa era mantida dentro da família.
(E) o segredo do incesto sempre esteve fora do espaço intrafamiliar.

66. “No campo da previdência social, a situação é mais complexa.
De positivo houve a elevação da aposentadoria dos trabalhadores rurais para o piso de um salário mínimo. Foi também positiva a introdução da renda mensal vitalícia para idosos e deficientes, mas sua implementação tem sido muito restrita. O pricipal problema está nos benefícios previdenciários sobretudo nos valores das aposentadorias.”
(José M. Carvalho, Cidadania no Brasil: o longo caminho; 2006:207) Sobre o assunto do texto, assinale a alternativa correta.
(A) A cidadania civil no Brasil foi conquistada após a abolição do regime de escravidão.
X(B) A escravidão e a grande propriedade rural foram impecilhos para a conquista dos direitos civis no Brasil.
(C) A herança colonial e a desprivatização reforçaram os direitos civis no Brasil.
(D) A escravidão, a grande propriedade e a cidadania foram conquistadas pelo movimento republicano no Brasil.
(E) A grande propriedade rural perdeu seu poder após a abolição do regime escravocrata.

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